Projetos Realizados  – Gestão do Conhecimento Tácito

Período: 07/2001 a 12/2003
Financiamento: Próprio e Inciativa Privada
Valor: £ 95,000.00
Duração: 2 anos e 6 meses
Participante: Rodrigo Ribeiro

Resumo:

Esta pesquisa consistiu em uma análise histórica de um período de cinquenta e oito anos (1956-2004) do caso mais longo de transferência internacional de tecnologia que se tem conhecimento na indústria: o acordo entre a Usiminas e empresas japonesas de siderurgia e de fabricação de equipamentos. O objetivo da pesquisa foi o de analisar a lógica por detrás da interrelação entre transferência de tecnologia e desenvolvimento tecnológico da organização receptora da tecnologia. (Foto: inauguração da Usiminas).

Resultados Acadêmicos:

Ribeiro, R. (2003) Technology Transfer and Technological Development: The Case of Usiminas and Nippon Steel Corporation. Belo Horizonte: Departamento de Engenharia de Produção/UFMG (Relatório de Pesquisa Interno).

Pesquisas conveniadas tratam-se de projetos de pesquisa, de interesse de instituições públicas e privadas e dos professores -pesquisadores,  que são acordados por meio de convênio entre a UFMG e as instituições interessadas. Tais projetos podem tratar de levantamento de dados e diagnósticos, resolução de problemas empíricos a partir de demandas e do desenvolvimento de metodologias customizadas. Geralmente feitos por meio de projetos de pesquisa-ação, que envolvem todas as etapas, desde o diagnóstico até o desenvolvimento de metodologias, implantação e aferição de resultados, tais pesquisas prevêem a participação de membros da instituição solicitante com o objetivo de formação de pessoal qualificado, que ficará na instituição.