Projetos Realizados  – Gestão do Conhecimento Tácito

Período: 10/2008 a 09/2011
Financiamento: Iniciativa Privada
Duração: 3 anos
Participante: Rodrigo Ribeiro

Resumo:

Esta pesquisa-ação teve como objetivo a análise e melhoria das atividades do Grupo Pré-operacional em um projeto greenfield situado em área remota do Brasil, no que tange ao desenvolvimento, transferência e fixação do conhecimento tácito nas etapas de pré-operação, comissionamento e ramp-up da planta industrial.

Resultados Acadêmicos: 

Dois artigos que descrevem os resultados dessa pesquisa já foram publicados – Vide artigos “Tacit Knowledge Management” e “Levels of Immersion, Tacit knowledge and Expertise” na aba de “Publicações”.

Sugere-se às(aos) interessadas(os) que iniciem a leitura pelo primeiro artigo, que descreve a pesquisa de uma maneira mais detalhada. Uma réplica aos dois artigos foi escrita pelo Prof. Harry Collins (Cardiff University) e uma tréplica está sendo elaborada em resposta. Na medida em que ficarem disponíveis, as referências desses artigos serão disponibilizadas na aba de “Publicações”.

Pesquisas conveniadas tratam-se de projetos de pesquisa, de interesse de instituições públicas e privadas e dos professores -pesquisadores,  que são acordados por meio de convênio entre a UFMG e as instituições interessadas. Tais projetos podem tratar de levantamento de dados e diagnósticos, resolução de problemas empíricos a partir de demandas e do desenvolvimento de metodologias customizadas. Geralmente feitos por meio de projetos de pesquisa-ação, que envolvem todas as etapas, desde o diagnóstico até o desenvolvimento de metodologias, implantação e aferição de resultados, tais pesquisas prevêem a participação de membros da instituição solicitante com o objetivo de formação de pessoal qualificado, que ficará na instituição.